A logística de entrega do delivery do seu restaurante precisa ser impecável se você quiser manter o negócio em funcionamento.
Qualquer falha ou desorganização na entrega pode afastar clientes, enquanto, por outro lado, um bom serviço será lembrado, podendo levar seus clientes à fidelização.
A experiência nos mostra que, muitas vezes, um bom serviço pode ser até mesmo mais importante que a qualidade do produto!
Portanto, se você está abrindo um negócio agora e quer entender o que é e como funciona a logística de delivery, veio ao lugar certo!
O mesmo vale se você já atende há algum tempo e está apenas em busca de como melhorar a sua logística!
A partir de agora, você vai conhecer em detalhes cada procedimento envolvido no processo e encontrar dicas de como organizar o melhor serviço de entrega.
O que significa logística de entrega?
A logística de entrega é composta por todos os procedimentos do delivery — desde o momento em que se recebe um pedido até a entregar do produto para o consumidor.
Assim, no delivery de alimentos, as etapas são:
- recebimento dos pedidos
- preparação dos pratos (envolvendo estratégias para sincronização de pedidos com destinos próximos)
- embalagem
- e cálculo de rotas e viagens dos entregadores até o destino
A eficiência desse processo será associada pelo cliente à confiabilidade da sua marca, daí a importância de se controlar bem todas as etapas.
A seguir, apresentamos cada etapa em detalhes para ajudá-lo(a) a causar uma boa impressão na clientela e impulsionar uma propaganda boca a boca positiva.
Como fazer a logística de entrega do delivery?
Uma boa entrega de delivery começa no recebimento dos pedidos, passa pela sincronização de preparos e rotas e termina no encontro do entregador com o cliente.
Para garantir que tudo corra bem em todas as etapas, há uma série de questões gerais que precisam ser trabalhadas.
Para começar, é muito importante que você mantenha o controle do seu estoque, para não ser pego(a) desprevenido(a).
Além disso, é fundamental que você calcule a taxa de entrega e garanta que não terá qualquer prejuízo.
Por fim, lembre-se de treinar bem toda a sua equipe, focando tanto na qualidade quanto na agilidade do processo.
Tenha em mente que reduzir o tempo de entrega é uma boa forma de se diferenciar e conquistar de vez a simpatia dos clientes.
Veja agora os aspectos envolvidos em cada etapa da logística de entrega.
Tenha bons canais de atendimento e organize os pedidos
Há um número relativamente grande de canais de atendimento (ou sistemas de delivery) com os quais você pode trabalhar.
Os principais são o telefone (incluindo WhatsApp), marketplaces como iFood ou Rappi e plataformas de delivery próprio/direto, que abarcam tanto sites quanto aplicativos próprios.
Nesse sentido, vale a pena se aprofundar, em especial, nas diferenças entre os marketplaces e o delivery próprio.
Marketplaces, como os que foram citados, podem parecer uma boa solução, principalmente para quem está começando, mas nem sempre são a melhor escolha.
De qualquer forma, as alternativas apresentadas não são mutuamente excludentes, e você pode adotar todas elas simultaneamente.
Sem perder de vista, claro, o fato de que você terá que manter-se atento(a) a todos os canais e reunir os pedidos dessas várias fontes.
Provavelmente, para isso, terá que destacar um funcionário específico que assuma todo o trabalho.
Mas vale mencionar que algumas plataformas de delivery próprio como o Meu Delivery Online reúnem todos os pedidos recebidos em um só espaço virtual.
E, sim, isso inclui os pedidos feitos em marketplaces como o iFood.
Assim, elas seguramente apresentam uma vantagem sobre outras alternativas que não oferecem essa opção e poderiam te confundir por dividirem sua atenção.
Monte a melhor estratégia para as rotas de entrega
A primeira coisa a fazer nesta etapa da logística de entrega é delimitar a sua área de entrega.
Garantir um bom serviço em uma área menor pode ser bem mais proveitoso do que tentar arriscar-se em uma área muito grande!
Especialmente se você estiver começando agora e ainda não tiver tanto domínio dessa logística ou um bom número de entregadores.
Então, comece experimentando áreas pequenas e vá expandindo sua área de entrega aos poucos.
Nesta etapa, aplicativos de trânsito como o Waze, que dão uma boa visão do trânsito e ajudam a calcular boas rotas, serão de grande ajuda.
Mas você terá que aprender por conta própria a sincronizar pedidos e a traçar rotas que incluam vários pedidos!
Cada caso terá que ser avaliado separadamente!
Afinal, agrupar entregas pode agilizar os pedidos que saem juntos, mas nem sempre vale a pena atrasar um pedido para esperar por outro.
Lembre-se que os motoboys representam sua empresa para os clientes
A melhor alternativa, quando se trabalha com delivery, é fazer a contratação do seu próprio motoboy.
Naturalmente, nem sempre isso é possível, ainda mais para quem está começando.
Neste caso, pode-se sempre formar parcerias com empresas de motoboys.
Um exemplo de empresa desse tipo é a Sode, presente em várias cidades do Brasil.
Há também aplicativos como o iFood que incluem o serviço de entrega, mas geralmente eles cobram taxas mais altas para esta modalidade.
Além disso, qualquer uma dessas contratações externas resulta em uma relação mais individualizada entre o entregador e seu restaurante, e isso pode gerar problemas.
Neste cenário, você terá entregadores que não estarão necessariamente comprometidos com sua empresa.
Por outro lado, ao contratar entregador, você pode trabalhar a ideia de que ele é o representante da sua marca no contato com os clientes.
Para explorar esse fato, você pode ainda pensar em customizar um uniforme, ou a caixa térmica, ou até mesmo o próprio veículo de entregas!
Seu contrato pode ser tanto CLT quanto MEI. De ambas as formas, ao contratar, você garante um comprometimento maior por parte desse personagem tão fundamental para os seus negócios!
Conclusão: dominando a logística de entrega em seu delivery
Otimizando a logística de entrega em seu delivery, você tem mais chances de conquistar a sua clientela.
Assim, há uma boa probabilidade de que isso proporcione um aumento nos lucros e no número de clientes!
Portanto, lembre-se de colocar em prática as dicas que recebeu aqui, especialmente quanto às vantagens de um aplicativo próprio e da contratação do próprio motoboy!
Sem esquecer, ainda, que otimizar a logística para garantir agilidade na entrega é fundamental para uma boa avaliação por parte dos clientes.
Portanto, se quiser se aprofundar em maneiras de tornar todo o processo mais rápido, leia também o nosso artigo específico sobre o tema.
Basta clicar no botão abaixo!
COMO REDUZIR O TEMPO DE ENTREGA NO DELIVERY
E se quiser se aprofundar nessa questão dos motoboys, confira também o nosso artigo exclusivo sobre o tema!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!