Foto de comida para delivery: como apresentar uma boa imagem dos seus pratos e lucrar mais com isso

Tudo o que você precisa saber sobre como tirar uma boa foto de comida, que atraia mais clientes para o seu restaurante, está aqui! Com nossas dicas, você aprenderá a tirar fotos com seu celular que pareçam profissionais e despertem o desejo nas pessoas de provarem os seus pratos.

Tudo o que você precisa saber sobre como tirar uma boa foto de comida, que atraia mais clientes para o seu restaurante, está aqui!

Com nossas dicas, você aprenderá a tirar fotos com seu celular que pareçam profissionais e despertem o desejo nas pessoas de provarem os seus pratos.

Afinal, se “começamos a comer com os olhos”, como se diz, a boa apresentação é a estratégia perfeita para vender mais e, assim, aumentar os lucros.

Portanto, acompanhe as nossas dicas, baixe os aplicativos de fotografia e edição, e tenha as melhores fotos para cardápio, panfletos e redes sociais!

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

Como tirar fotos de comida?

A melhor foto de comida começa com um bom plating, que é a própria aparência da comida e a forma como ela é colocada no prato ou no local da fotografia.

A partir daí, você deve cuidar de outros aspectos visuais como a iluminação e o cenário, além do ângulo em que fará a fotografia e qual será o enquadramento.

Por fim, há os cuidados que você precisa ter com a câmera, como limpar bem a lente antes de fotografar e, de preferência, fixá-la em um tripé ou com algum outro recurso.

Assim, além de garantir que a foto não sairá tremida, você ganha mais liberdade para mexer na composição visual enquanto analisa como ela aparece na câmera.

Observando tudo isso, e com o uso de bons aplicativos para tirar foto ou para editar, você pode chegar a resultados realmente surpreendentes, mesmo sem um equipamento profissional!

Portanto, conheça em mais detalhes cada um desses aspectos.

Comece por um bom plating

Lembre-se que, neste momento, você precisa se preocupar mais em deixar seu prato bonito do que saboroso. 

Então, vale tudo para dar água na boca do seu público, inclusive usar elementos que não são comestíveis.

E aí, as possibilidades são incontáveis!

Só para dar alguns exemplos, você pode usar óleos, tintas e produtos de beleza, além de recursos criativos como o uso da cola branca para criar uma imagem de um queijo mais esticado.

Fatia de pizza sendo tirada e puxando o queijo derretido.

Fonte: Canva

Acerte a iluminação

A primeira coisa a fazer aqui é desligar o flash. A luz frontal deixa a imagem muito “chapada” e pouco atraente.

O ideal é que você use luz difusa, como a luz natural em dias nublados ou a produzida por equipamentos de estúdio chamados softbox. 

Esse tipo de equipamento é caro e pouco acessível, mas é possível produzir sua própria softbox com materiais que tem em casa. 

Seja qual for a fonte de luz que você utilizar, experimente ângulos laterais ou de fundo, além de usar superfícies brancas para criar reflexos.

Faça testes até encontrar a luz ideal, sempre acompanhando tudo pelo visor da câmera.

Prepare um bom cenário

Você pode usar seu próprio restaurante como cenário, ou elementos que façam referência ao conceito e ao visual da sua marca, mas aqui também não há limites para a criatividade.

Ambientes naturais costumam ser um bom cenário para foto de comida, mas se quiser dar mais destaque ao alimento, opte por um fundo infinito.

Foto de um prato de carne com molho e batatas fritas diante de um fundo preto.
Fonte: Canva

O fundo infinito pode ter várias cores e texturas, e pode ser criado de maneira muito simples, com papéis ou tecidos com a dobra em curva entre o chão e a parede.

Tecido preto disposto como fundo infinito de um estúdio fotográfico.
Fonte: Americanas

Tanto o fundo infinito quanto quaisquer outras superfícies ou fundos que você escolher podem ter inúmeras texturas, como madeira, pedra, metais etc.

Além disso, você pode incluir em suas fotos outros objetos que achar interessantes, e que podem ou não estar relacionados à alimentação.

A criatividade é toda sua!

Escolha um bom ângulo e enquadramento

Sempre de olho na iluminação para não gerar reflexos ou sombras desagradáveis, escolha o melhor ângulo para a sua fotografia de comida.

Procure ângulos que não sejam o ponto de vista do cliente ao receber aquele prato no salão do seu restaurante. 

Prefira uma visão mais frontal, com a lente quase tocando no chão, ou uma vista superior, com a câmera bem em cima do prato.

Para o enquadramento, use as grades do visor da câmera para observar a regra dos terços:

Foto de um risoto de arroz integral com legumes mostrando as grades de enquadramento da fotografia.
Fonte: Pinterest

Segundo essa regra, os pontos de maior atenção para quem olha a fotografia são onde as linhas se cruzam (as marcas azuis na imagem acima) ou então o centro da foto (dentro do quadrado formado pelas marcas).

Então, coloque seu produto ou os detalhes para os quais você quer chamar a atenção exatamente nesses pontos.

Faça ajustes técnicos na imagem

Quanto mais conhecimentos técnicos você tiver de sua câmera, mais recursos terá para trabalhar da melhor forma suas imagens de comida.

Tanto no momento de fotografar quanto mais tarde, fazendo o que os fotógrafos chamam de edição ou tratamento da imagem, você pode fazer ajustes na iluminação, cores e texturas da imagem.

Duplicação de uma foto de comida, com dois croissants, sem tratamento de imagem à esquerda, com tratamento à direita.
Fonte: Pinterest

Embora pareça muito mais técnico, esse trabalho pode ser feito de maneira simples, através de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente em celulares.

Então, conheça agora alguns dos melhores aplicativos para fotografia e edição em smartphones Android e iOS.

Dicas de aplicativos para tirar foto de comida

Além da câmera nativa do seu smartphone, há diversos tipos de aplicativos para tirar fotos que variam conforme o tipo de fotografia que você quer fazer.

Naturalmente, nosso foco aqui é achar um bom aplicativo para tirar fotos de produtos para vender, e mais especificamente, para tirar foto de comida, então a lista fica um pouco mais reduzida.

Ainda assim, são várias opções pagas e gratuitas, com diferentes tipos de recursos.

Apresentamos algumas alternativas gratuitas para Android e iOS.

Mas é importante considerar que, eventualmente, esses Apps oferecem recursos mais avançados em compras pelo aplicativo.

Para cada um dos Apps apresentados, incluímos links de download.

Então é só escolher o seu preferido, apertar no link e baixar direto na loja de aplicativos do seu celular!

1998 Cam – Vintage Camera

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o 1998 Cam tem uma grande variedade de filtros e efeitos de luz, além de vários outros recursos. 

Inclui um editor em que é possível trabalhar aspectos como contraste, saturação e sombreamento, entre outros. 

É gratuito, mas oferece opções de compra no aplicativo. 

Baixe o 1998 Cam- Vintage Camera para Android aqui

Baixe o 1998 Cam- Vintage Camera para iOS aqui

Focos

Aplicativo para celulares iOS, o Focos oferece uma variedade incrível de recursos para ajustes do foco, exposição e enquadramento. 

Também permite a edição de fotos da biblioteca, incluindo alteração no estilo da lente. 

É grátis, com a possibilidade de compras no aplicativo.

Baixe o Focus para iOS aqui

Silent Camera

Este aplicativo para celulares Android oferece várias opções de foco, além de recursos de ajuste de cor e enquadramento. 

Inclui diversos filtros e formas de disparo, gerando imagens de grande qualidade e aspecto profissional.

Gratuito, com compras no aplicativo.

Baixe o Silent Camera para Android aqui

Bacon Camera

Mais um aplicativo para Android com muitos recursos, incluindo filtros e opções de foco, ajuste de exposição e redução de ruído.

Inteiramente grátis.

Baixe o Bacon Camera para Android aqui

Dicas de aplicativos para edição de fotos

Quer dar um tratamento profissional em suas fotos para delivery? 

Então experimente algum dos aplicativos que apresentamos a seguir.

Mas antes de passar a aplicativos mais avançados, é importante entender se seu conhecimento de fotografia contempla tais ferramentas.

Afinal, não adianta ter uma ferramenta mais potente em mãos, se não sabemos utilizá-la. 

Se você não sabe exatamente o tipo de edição que deve fazer em suas fotos, confira essas dicas essenciais da confeiteira Julia Farias:

O aplicativo usado no vídeo foi o Adobe Lightroom, mas traz recursos que você vai encontrar em muitos outros e que são o básico no tratamento de imagens.

Então, agora que você já sabe o que fazer quando for editar suas fotos, escolha o aplicativo que mais interessar e mãos à obra!

Mas lembre-se: esses Apps são pagos.

Adobe Lightroom

Com uma interface bastante intuitiva, o Adobe Lightroom está disponível para Android e iOS. Permite fazer ajustes manuais ou utilizar definições pré-ajustadas, os chamados presets.

Baixe o Adobe Lightroom para Android aqui

Baixe o Adobe Lightroom para iOS aqui

Photoshop

Famoso aplicativo para desktops, o Photoshop também apresenta algumas versões para Android e iOS. 

A versão que indicamos é o Photoshop Express, para edições rápidas e práticas, mas nem por isso menos completas.

Outras versões disponíveis para celulares são mais específicas para selfies, pinturas ou montagens, mas nada impede que você os procure também para explorar outros recursos.

Baixe o Photoshop para Android aqui

Baixe o Photoshop para iOS aqui

VSCO

Disponível para Android e iOS, o VSCO é bastante usado em redes sociais. 

Este App é muito apreciado pelos seus presets, que podem ser gratuitos ou desbloqueados no aplicativo, ou ainda, definidos pelo próprio usuário.

Baixe o VSCO para Android aqui

Baixe o VSCO para iOS aqui

Conclusão: faça você mesmo a melhor foto de comida para o seu delivery!

Agora você pode fazer a melhor foto de comida para o seu cardápio ou para divulgar em meios digitais e impressos.

E para isso, além de aplicar as técnicas que apresentamos, precisa despertar o(a) artista que existe em você!

Afinal, a qualidade técnica da imagem não é nada sem a sensibilidade e a percepção daquilo que realmente vai dialogar com os desejos dos seus clientes.

Sempre lembrando que os desejos dos consumidores vão além da fome e incluem a vontade de formar um vínculo afetivo com a sua marca.

Assim, através de suas “meras” imagens de comida, você pode tocar esses sentidos e fortalecer suas relações com eles, aproximando-os da fidelização.

Quer se aprofundar ainda mais e aprender a montar cardápios que, além de imagens poderosas, inclua outros recursos para aumentar as suas vendas?

Então, aperta no botão abaixo!

VANTAGENS DO CARDÁPIO DIGITAL E COMO CRIÁ-LO


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