Delivery direto ou por marketplaces? Entenda as Diferenças

Descubra as vantagens do Delivery Direto em comparação com os marketplaces e otimize sua estratégia de vendas online.

Devo ingressar em um marketplace, como entrar no ifood, ou ter o meu próprio delivery direto?

Se você é dono ou gestor de restaurante, talvez, esteja se questionando sobre isso desde que decidiu entregar seus pratos por delivery. 

Mas qual será a melhor opção?

O setor de food service tem, sem dúvidas, um dos potenciais de lucro mais altos do mercado. 

Isso porque, indiferente do cenário, ocasião ou estação do ano, consumidores querem e precisam comer. Diante disso, estabelecimentos que trabalham com comida tendem a reinventar-se para atender aos desejos e fluxos de consumo dos clientes. 

Como consequência, o serviço de delivery direto tem ganhado maior espaço na receita destes locais.

O consumidor atual busca comer bem, mas não sem considerar aspectos como custo-benefício, isenção da taxa de 10% de serviço e, também, sem a necessidade de gastar com bebidas ou com estacionamento.

Por isso, hoje, te explicamos qual tipo de serviço de entrega é mais interessante para um restaurante e como é possível aumentar a receita do seu estabelecimento com o delivery direto não pagando as altas taxas dos marketplaces.

Vamos lá?!

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

Tipos de app de delivery: marketplace x direto

Você saberia diferenciar um marketplace de um delivery direto sem ter dúvidas? Se não, confira abaixo:

O que é marketplace?

“Marketplace” é um conceito de plataforma que integra diferentes lojas, muitas vezes de diferentes nichos, para oferecer mais opções aos clientes. 

Um marketplace funciona como um shopping virtual: os clientes podem acessar diversas lojas, comparar seus preços, e escolher em qual delas realizar sua compra. 

No entanto, enquanto um marketplace parece ser uma ótima opção para os clientes, ele não é tão bom aos lojistas, dado que o intuito da plataforma é induzir seus usuários a comprar em qualquer um dos lojistas, mais especificamente restaurantes no nosso caso. 

Assim, as plataformas que operam no modelo de marketplace não têm ações promocionais voltadas a promover UM restaurante em específico, mas todos aqueles que estão no seu catálogo. Afinal, o lucro do marketplace vem da compra em qualquer um dos seus restaurantes parceiros. 

iFood, Uber Eats e Rappi são exemplos de marketplaces bastante conhecidos e pode ser interessante estar nessas plataformas para atrair novos clientes e fazer uma divulgação em massa do seu negócio. 

No entanto, para que uma loja possa fazer parte de um marketplace de delivery ela deve pagar uma mensalidade à plataforma e uma comissão sobre todas as suas vendas assim que alcance uma receita mínima.

Essas comissões podem chegar a 27% sobre o valor do pedido, sendo extremamente prejudicial à receita do restaurante e, muitas vezes, até insustentável para um pequeno ou médio negócio. 

A boa notícia é que existe outra opção: o delivery direto, um sistema de delivery que não trabalha com comissões. 

O que é um delivery direto?

Plataforma de delivery direto

O “delivery direto” é um serviço que pode ser criado diretamente pela empresa que o necessita ou por uma plataforma especializada. 

Nesse caso, o site ou aplicativo de delivery do restaurante é desenvolvido para que o contratante tenha um ambiente exclusivo, sem concorrência, e possa praticar seus preços e ações promocionais direcionados unicamente ao seu público. 

Além disso, no sistema de delivery direto seu restaurante não paga taxas ou comissões sobre as vendas realizadas.

O único investimento necessário é a mensalidade, que pode ser vista como um investimento sobre melhorias, atualizações e novas funcionalidades que são lançadas periodicamente. 

Marketplace ou delivery direto: vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe o que é um marketplace de delivery e um delivery direto, que tal conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo?

Vantagens do delivery por marketplace

  • Iniciar as entregas do seu restaurante em um app de delivery já conhecido entre os usuários;
  • conquistar novos clientes;
  • atender novas regiões;
  • alcançar novos públicos (diferentes públicos-alvo);
  • ter uma grande base de usuários com muitos consumidores em um só lugar;
  • divulgação em massa.

Desvantagens delivery por marketplace

  • A maioria dos empresários não percebe, mas os pedidos realizados através destes serviços não garantem que os consumidores se tornarão clientes do estabelecimento. No entanto, eles não passam de usuários do aplicativo em si;
  • concorrência acirrada: outro fator é a grande concorrência dentro dessas plataformas de delivery online. O fato é que seu restaurante compartilha o espaço com diversos outros estabelecimentos do mesmo ramo, incluindo aqueles que trabalham no mesmo segmento que o seu (pizzarias, lanchonetes, churrascarias etc);
  • no delivery por marketplace, o estabelecimento não tem informações sobre a base de clientes que já comprou seus produtos, dificultando a aplicação das ações de relacionamento;
  • ironicamente, no app de delivery de marketplace, os consumidores realizam pedidos para o estabelecimento porque gostaram da comida e do serviço, mas, ainda assim, esse aplicativo de delivery online segue recolhendo uma boa parte da margem de lucros;
  • dificuldade de gerenciamento;
  • altas taxas de pagamento;
  • falta de personalização;
  • falta de conhecimento sobre os acessos no aplicativo geram menos resultados para o restaurante.

Vantagens do delivery direto

  • isenção de comissões sobre o valor dos pedidos; 
  • maior fidelização de clientes;
  • autonomia/propriedade sobre o canal;
  • melhor ranqueamento no Google e demais buscadores;
  • investimento baixo que cabe no orçamento até de microempreendedores;
  • facilidade de gerenciamento;
  • site e aplicativo customizados;
  • divulgação efetiva para quem já é cliente e para potenciais clientes;
  • agilidade na implementação;
  • por se tratar de um aplicativo, a chance de haver erros no pedido e o número de queixas diminuem, afinal, não há risco de seu funcionário entender erroneamente o pedido;
  • benefícios operacionais: os pedidos são feitos mais rapidamente, não ocupam a linha telefônica e acabam sendo mais completos, já que o consumidor tem acesso a todo o cardápio digital (incluindo bebidas, doces e adicionais) e disponibilidade para fazer o pedido no seu tempo.

Desvantagens do delivery direto

  • Controlar por conta própria o marketing e os gastos relativos às campanhas na internet;
  • Realizar melhorias e atualizações frequentes no app de delivery, como troca dos textos e aparência do aplicativo;
  • Treinar funcionários para utilizar o sistema de cadastro de produtos e saída de pedidos dentro da plataforma (que pode ser um pouco mais difícil que os aplicativos de delivery terceirizados, mas as empresas de delivery direto normalmente oferecerem esse treinamento).

As principais diferenças entre o marketplace de delivery e o delivery direto podem ser resumidas nesta tabela:

FuncionalidadesMarketplaceDelivery direto
Canal próprionãosim
Personalizaçãonão sim
Mensalidadesimsim
Comissões sobre vendassimnão
Autonomia sobre o canalnãosim
Concorrência no mesmo canalsimnão
Ranqueamento no Googlesim (relacionado ao marketplace)sim (relacionado à sua marca)

Funcionalidades presentes em marketplaces e plataformas de delivery direto!

Compensa trabalhar com delivery direto?

Sim, plataformas de delivery direto são sempre a melhor opção quando comparados com marketplaces de delivery. 

Já descrevemos diversos motivos que justificam esse argumento, mas a principal razão que torna o delivery direto a melhor opção é a isenção de taxas e comissões sobre seus pedidos.

Enquanto no delivery direto você paga apenas a mensalidade do serviço para manter a sua loja virtual operando e recebendo correções, melhorias e novas funcionalidades, nos marketplaces você paga a mensalidade e comissões que chegam a 27% sobre o valor dos seus pedidos.

Quer ver uma comparação das taxas cobradas em marketplaces?

No nosso artigo sobre como vender no iFood, discutimos esses valores a apresentamos cenários nos quais você pode analisar por si mesmo se vale mais a pena investir no delivery direto ou pagar as taxas dos marketplaces. 

Clique no botão abaixo para conferir nosso artigo e esses cálculos:

SAIBA COMO VENDER NO IFOOD E SE VALE A PENA

No entanto, é preciso ressaltar que, mesmo com a cobrança de altas comissões, os marketplaces de delivery são uma ótima opção para fazer uma divulgação em massa do seu estabelecimento.

Então vale a pena utilizá-las para atrair clientes até o seu site ou app próprios

Agora que você já entende as diferenças entre o delivery direto e os marketplaces de delivery, vamos ver os cuidados que você precisa ter ao usar essas plataformas.

Cuidados necessários com aplicativos de delivery

Antes de utilizar um aplicativo de delivery para expandir o seu negócio, alguns detalhes devem ser analisados. 

Um app de delivery consegue aumentar, significativamente, a quantia de pedidos que seu estabelecimento recebe.

E, para não cair nas críticas negativas do público (o que é totalmente possível, caso haja demora na entrega ou até mesmo queda na qualidade dos produtos), é necessário estar preparado para esse aumento da procura. 

Analise se a sua cozinha (tanto o espaço físico quanto a quantidade de funcionários) está preparada para o aumento da demanda proveniente do serviço de entregas. 

Além disso, seu restaurante precisa se destacar no mercado para promover suas vendas. 

Separamos, abaixo, algumas dicas para que você não erre na hora de atrair a clientela para o aplicativo:

1. Tenha um cardápio online otimizado para o delivery

É essencial que seu restaurante tenha um cardápio mais simples disponível o delivery, pois o excesso de informações no menu pode atrapalhar a escolha do cliente quando ele acessa sua loja virtual pelo smartphone, por exemplo.

2. Gerencie bem o app de delivery

Como qualquer outro canal de vendas, é preciso ter responsabilidade e saber administrar um app de delivery direto de forma efetiva. 

Normalmente, os aplicativos de delivery online aumentam a demanda do restaurante, tornando necessária a contratação de mais funcionários para executarem o serviço. 

E mais importante: não cometa o erro de deixar para uma só pessoa a função de atender aos pedidos por telefone e gerenciar os pedidos do aplicativo. 

É interessante que apenas uma pessoa cuide de demanda desses canais durante um expediente, mas você precisa que mais funcionários entendam o funcionamento dessas plataformas caso o primeiro responsável fique doente ou se ausente do trabalho por outros motivos. 

3. Personalize a aparência do aplicativo para delivery

Como já apontamos, um dos benefícios de contratar uma plataforma de delivery direto é justamente a possibilidade de personalizá-lo conforme as necessidades do estabelecimento. 

Por isso, é preciso estar atento à imagem que sua empresa passa dentro dessas plataformas.

Inclua fotos profissionais dos pratos e cardápio para se destacar. 

Lembre se que o consumidor não pode sentir o cheiro da sua comida pelo celular e o que irá atraí-lo é o que ele vê. 

Fazer promoções também é uma ótima maneira de atrair a atenção de novos públicos.

4. Tenha um delivery eficiente e gentil

A maior parte dos aplicativos de delivery oferece recursos de avaliação aos consumidores. Assim, eles podem deixar sua opinião sobre o restaurante que os atenderam. 

Portanto, além de garantir a qualidade dos pratos do seu restaurante, você também deve garantir que o serviço de entrega seja eficiente e que cumpra o prazo estipulado no momento da venda. 

É importante entender que o atendimento vai além do momento do pedido.

Treinar o entregador/motoboy para atender com gentileza e fornecer-lhe um uniforme e crachá podem ser diferenciais para seu negócio.

Afinal, ele será a representação física de sua marca e do seu restaurante.

5. Analise seus relatórios

É através da análise de resultados que se pode melhorar a qualidade do restaurante e aumentar o número de clientes e vendas concretizadas.

Observe suas avaliações, analise quanto o serviço de entrega está sendo efetivo e quando está custando para o caixa do seu restaurante. 

Esses passos são indispensáveis para ter o controle do investimento e certeza do retorno positivo.

Conclusão: qual o melhor sistema para delivery direto?

Se você chegou até aqui e quer saber qual é o melhor sistema de delivery direto, apresentamos o MyFoodSite! 

Conheça o MyFoodSite

O MyFoodSite é uma plataforma especializada em delivery voltado ao segmento de food service. 

Atuamos com o objetivo de expandir a rede de clientes dos nossos contratantes e entregar o melhor sistema de delivery pela menor mensalidade possível.

Com o MyFoodSite você tem acesso a um site e um aplicativo exclusivos e totalmente personalizados para o seu negócio.

Não cobramos qualquer comissão sobre as suas vendas e você decide como será realizado o delivery do seu restaurante: se com motoboy próprio ou se por empresa terceirizada

Com o nosso time de especialistas, seu site e aplicativo ainda são otimizados para aparecer nos primeiros resultados do Google na sua região. 

Assim, quando pesquisarem por delivery na sua cidade, seu restaurante será uma das primeiras opções vistas pelos seus potenciais clientes.

Com o MyFoodSite você ainda pode:

  • cadastrar seus clientes para criar uma base e atendê-los de forma personalizada em cada compra, melhorando sua taxa de fidelização;
  • gerir seu catálogo online;
  • criar ações promocionais exclusivas do seu negócio;
  • ter integração com WhatsApp e chat;
  • mostrar o status do pedido aos clientes;
  • contar com um suporte premium pronto para atender e resolver qualquer problema;
  • relatórios completos para pensar ações que possam melhorar seus resultados;
  • e muito mais!

Além disso, de forma consultiva, nossa equipe lhe ajuda com as melhores estratégias de marketing digital para promover o seu negócio na sua região. 

Ficou curioso e quer saber como o MyFoodSite funciona? 

Então clique no botão abaixo para conversar sem compromisso com um consultor do Meu Delivery online!

FALE COM UM CONSULTOR MEU DELIVERY ONLINE


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio! 

Tag do Post :

Compartilhe :